Artigos e Publicações

FUNDAMENTAÇÃO, ASSENTAMENTO, GROUNDING

Por Giulio Vicini
Mestre em Gerontologia, Psicólogo, Self-Healing Massage Practitioner/Educator – Level Two

A sensação de contato entre os pés e o chão é conhecida em bioenergética como grounding. Esta sensação é devida a um fluxo de excitação através das pernas para os pés e o chão, sensação e excitação que variam de pessoa para pessoa. A pessoa enraizada sabe onde está e, portanto, sabe quem é. A pessoa enraizada tem contato com as realidades básicas da existência.
O assentar/fundamentar/enraizar é um conceito bioenergético e não apenas uma metáfora psicológica (“ter os pés no chão, ter bases sólidas”). É como ter um fio-terra que descarrega a energia do corpo.(através da movimentação ou do aparelho genital). A descarga é função da parte de baixo do corpo, enquanto a recarga é função da parte de cima (comer, respirar , receber estímulos sensoriais e excitações). Normalmente há um equilíbrio entre estes dois processos de carga e descarga: carrega-se em cima e descarrega-se em baixo. Os sentimentos movem-se para cima e a descarga para baixo. Se a pessoa não se carregar adequadamente, ficará fraca e descarregada, sem vitalidade. Se ela não se descarregar, ficará suspensa no ar, pendurada em ilusões.
A pessoa deprimida é uma pessoa ao mesmo tempo com falta de vitalidade e muitas vezes “suspensa” no ar (altos e baixos -bipolaridade).

Grounding para depressao, Giulio (Texto completo em PDF)