Artigos e Publicações

Movimentos que curam

Beatriz Ambrósio do Nascimento

Eu mesma sou um exemplo vivo do incrível poder da vontade e do movimento na produção da saúde e na reversão de doenças graves: nasci com distrofia muscular, uma doença hereditária, considerada incurável, intratável e progressiva. Por conta da enfermidade tive uma infância cheia de limitações: nunca consegui fazer abdominais, assobiar ou piscar; minha musculatura foi sempre flácida, meus movimentos pesados e desengonçados e tudo me cansava muito.

Em 1988, quando lecionava Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos,  os estragos da doença  eram visíveis: tropeçava e caía com facilidade, subia escadas com dificuldade, não conseguia levantar os braços acima dos ombros, meu rosto já começava a ficar visivelmente comprometido e o cansaço só aumentava. Tinha a sensação de irreversível declínio e pensava que, aos 30 anos,  estava entrando na velhice e me aposentando!.

Foi quando a vida me pôs em contato com o livro de Meir Schneider – “Uma Lição de Vida”- fiquei impressionada com a sua força e estratégias inovadoras para reverter quadros patológicos tão sérios. Pensei: se alguém conseguiu, eu também posso. Rumei para a California onde passei quase um ano fazendo um tratamento intensivo com o próprio Meir e o curso de formação. Quando retornei estava cêrca de 40%melhor, livre das dores, tropeções e mal-estares, além de profundamente feliz e determinada a dar um novo sentido à minha vida, ensinando ao maior número de pessoas  a fazer o melhor uso possível de seu corpo e aliviar os sofrimentos da doença e do envelhecimento. Foi por isso que trouxe o método  de Self-Healing para o Brasil e o venho ensinando desde 1993.

A essência do método Self-Healing, que significa autocura, está em ensinar a pessoa  a acionar a força e a inteligência inatas do corpo, que são muito mais poderosas do que se imagina. Para isso é preciso aprender a sentir o corpo, a relaxar as tensões, a quebrar os padrõe prejudiciais de movimentos, a respirar profunda e suavemente o tempo todo e a quebrar os padrões mentais automatizados, permitindo que novos circuitos neurais se estabeleçam. Cria-se, então, melhores condições para o funcionamento fisiológico do corpo/mente/cérebro, o que permite prevenir boa parte das dores e doenças que estão aí,  regenerar tecidos  e ativar áreas para  compensar  perdas irreversíveis.

E é exatamente isso que faremos no workshop Conheça Seu Corpo, Acione sua Força Curativa (vide anúncio pag…..) nos dias 7,8 e 9 de outubro próximos. Serão 3 dias inteiros de trabalho iminentemente práticos, onde você experienciará um contato profundo, gostoso e restaurador com seu corpo, e que provavelmente, você nunca viveu antes! O objetivo é capacitar as pessoas a cuidar de si próprias e de seus familiares através de movimentos, massagens e exercícios de respiração e visualização tão simples e fáceis, como incrivelmente eficazes para a prevenção e alívio de uma grande variedade de problemas.

Quem pode se beneficiar do método: pessoas com problemas  relacionados ao movimento em geral, agudos e crônicos, como artrites, artroses, problemas de coluna e posturais, tendinites, lesões por esforço repetitivo, polio, pós-pólio, distrofias e atrofias musculares, esclerose múltipla, AVC, asma, problemas circulatórios, visuais (erros de refração e doenças dos olhos), bem como aqueles que almejam prevenir e combater o stress, retardar o envelhecimento e aumentar o bem-estar e a vitalidade.

Experimente: andar de costas de 5 à 15 minutos diariamente, com os ombros e braços bem soltos, à vontade, numa superfície plana e segura. Não há nada melhor para dores lombares, ciática, quadris e joelhos, tensões de ombro e pescoço, etc.


Beatriz é terapeuta ocupacional, mestre em ciências sociais, foi professora da Universidade Federal de São Carlos por 16 anos, é instrutora da School For Self-Healing, EUA, e uma dentre as 3 pessoas habilidades a ministrar os cursos de formaçãono método.

Este artigo foi escrito para Revista Vida Integral Set/2006.