Sobre Beatriz

Beatriz Ambrósio do Nascimento é terapeuta ocupacional (USP 1979), mestre em Ciências Sociais (PUC 1990), foi docente da Universidade Federal de São Carlos, SP, por 16 anos, é instrutora sênior da School for Self-Healing, EUA desde 1993, fundadora e diretora da Associação Brasileira de Self-Healing.

Ela ensina como melhorar o corpo e a vida das pessoas com:

  • doenças neuromusculares (como a distrofia muscular, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, seqüelas de AVC, neuropatias periféricas,etc),
  • artrites e artroses,
  • problemas posturais e de coluna,
  • problemas circulatórios, respiratórios e digestivos,
  • a prevenir e tratar as lesões por esforço repetitivo e traumatismos,
  • a desenvolver a consciência corporal,
  • a reduzir o estresse e as tensões musculares e
  • a melhorar a visão naturalmente.

Por ser também portadora de distrofia muscular progressiva tipo fácio-escápulo- humeral – uma doença genética e progressiva que leva à degeneração dos músculos, causa fraqueza e limitações de movimento, e para a qual não existe tratamento nem mesmo paliativo na medicina convencional – Beatriz viajou a São Francisco, EUA, em 1989, para estudar com Meir Schneider, Ph.D., criador do método Self-Healing.

“Durante os nove meses em que morei em São Francisco, eu respirava, comia e bebia Self-Healing®. Fiz a formação, de 800 horas, recebia sessões de Meir e trabalhava de 4 a 6 horas por dia com meu corpo. Este trabalho incluía massagem, auto-massagem, exercícios passivos, centenas de repetições de exercícios fáceis de realizar, alongamento, respiração e visualização. Foi uma transformação radical na minha relação com meu corpo e na maneira dele funcionar.

Ao final desse período Meir avaliou meu progresso em 40%. Minha postura estava muito melhor e as atividades cotidianas ficaram mais fáceis; eu tinha mais energia, meus movimentos ficaram mais leves, minha pele mais rosada e saudável. O feedback dos meus amigos era ainda mais animador. Não que eu estivesse curada, pois a tendência da distrofia é de entrar em atividade de tempos em tempos. O Self-Healing® não é uma pílula mágica, que “extirpa” a doença de dentro de você, mas um instrumento poderoso para manter e melhorar a saúde, a flexibilidade e o bem-estar. Requer paciência, dedicação, boa orientação e confiança no processo. Eu aprendi a controlar minha saúde a longo prazo, compreendendo o que meu corpo necessita a cada momento e respondendo a ele. Para quem tem uma doença crônica é uma jornada de exploração e descoberta para toda a vida. É reconquistar o equilíbrio após cada “queda”; se cuidar e apreciar cada conquista!”

De volta ao Brasil, Beatriz passou a dedicar-se integralmente à divulgação do método que revolucionou sua vida e à formação de profissionais.

Em 1991, com as professoras Jussara de Mesquita Pinto e Léa Beatriz T. Soares, fundou o Núcleo de Pesquisa e Assistência em Self-Healing junto ao Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, que, por 15 anos, ofereceu atendimento e cursos gratuitos à comunidade, estágios e supervisão a terapeutas da região. Nessa época, participou de estudos sobre a aplicação do método na distrofia muscular, que resultaram nas teses de doutorado de Jussara e Léa. (veja artigos e publicações)

O Núcleo ainda traduziu e disponibilizou os 4 CDs de áudio produzidos por Meir Schneider (veja produtos), hoje administrados pela Associação Brasileira de Self-Healing®, além de inúmeros textos sobre o método.

Proferiu centenas de palestras, aulas, entrevistas e workshops, tanto para o publico leigo como para profissionais da saúde e comunidades especificas, e os cursos de formação a partir de 1993 em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, EUA, Inglaterra, Hungria e Itália.

Por vários anos Beatriz dividiu seu tempo entre a Califórnia e o Brasil, e atualmente reside em São Paulo, onde presta atendimentos individuais, dá cursos e supervisiona estágios.

Em 2001 participou da fundação da Associação Brasileira de Self-Healing®, na qual vem sendo uma das principais colaboradoras.

Produziu o DVD Tratando as Desordens Neuromusculares – Estratégias Essenciais de Autocura, (veja produtos).