Depoimentos

Wilson Cezar Garves - Praticante / Educador em Self-Healing

Quando iniciei minha formação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mal sabia que estaria começando um processo de descobertas que mudaria minha visão acerca do potencial humano e de sua capacidade regenerativa.

Logo no primeiro dia de aula me encontrei com aquela que seria a fonte de minhas principais inspirações e descobertas. Beatriz Nascimento, terapeuta ocupacional, professora, portadora de uma doença chamada Distrofia Muscular Progressiva. Sua maior marca: determinação prática por manter-se saudável, que resultou numa mobilidade física surpreendente, apesar do prognóstico em ter braços e pernas com movimentos limitados.

Enquanto aprendia com esta professora algumas das técnicas que hoje aplico na reabilitação física dos meus pacientes, tomava contato com o seu jeito cativante de ensinar. Percebi que seus gestos e palavras eram acompanhados da emoção de quem havia experimentado o saber no próprio corpo.

A técnica pela técnica é algo que pode ser ensinado por qualquer profissional habilitado. Mas quando aprendemos com alguém que lutou pelo saber – e venceu -, assimilamos que não podemos desistir diante das dificuldades. A vida vale a pena; temos que acreditar e lutar por ela.

Beatriz me ensinou que curar e ser curado se resume em conhecimento, persistência, fé e amor.