Depoimentos

Wilson Cezar Garves - Praticante/Educador em Self-Healing, 10/03/2015.

Quando iniciei minha formação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mal sabia que estaria começando um processo de descobertas que mudaria minha visão acerca do potencial humano e de sua capacidade regenerativa.

Logo no primeiro dia de aula me encontrei com aquela que seria a fonte de minhas principais inspirações e descobertas. Beatriz Nascimento, terapeuta ocupacional, professora, portadora de uma doença chamada Distrofia Muscular Progressiva. Sua maior marca: determinação prática por manter-se saudável, que resultou numa mobilidade física surpreendente, apesar do prognóstico em ter braços e pernas com movimentos limitados.

Enquanto aprendia com esta professora algumas das técnicas que hoje aplico na reabilitação física dos meus pacientes, tomava contato com o seu jeito cativante de ensinar. Percebi que seus gestos e palavras eram acompanhados da emoção de quem havia experimentado o saber no próprio corpo.

A técnica pela técnica é algo que pode ser ensinado por qualquer profissional habilitado. Mas quando aprendemos com alguém que lutou pelo saber – e venceu -, assimilamos que não podemos desistir diante das dificuldades. A vida vale a pena; temos que acreditar e lutar por ela.

Beatriz me ensinou que curar e ser curado se resume em conhecimento, persistência, fé e amor.